quarta-feira, 22 de abril de 2009

História da Globalização

A globalização é um fenômeno capitalista que começou na época dos Descobrimentos e aumentou na época em que houve a Revolução Industrial. Mas por muito tempo ninguém soube, passou despercebida e hoje muita gente depois de analisar pensa que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
Se formos ver a globalização começou do período mercantilista que foi iniciado aproximadamente no século XV, até o século XVIII. Nesse período caíram os custos dos transportes marítimos, e a complexidade das relações políticas européias. Houve um aumento muito grande no fluxo de força de trabalho entre países e continentes, particularmente na Europa.
Em meio à Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1941, surgiu um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações.
Já o início da globalização moderna começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, e não queriam que uma monstruosidade daquela acontecesse novamente no futuro, as nações vitoriosas da guerra e as derrotas chegaram a conclusão que não poderia mais existir esse tipo de guerra e que eles tinham que se aproximar para as nações serem bem unidas criando mecanismos diplomáticos e comercias. Com isso houve a formação das Nações Unidas, e o conceito do bloco econômico logo depois com a fundação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço – CECA.
Como houve a necessidade de expandir os seus mercados levou as nações aos poucos começarem a se abrir e comprar produtos de outros países, fazendo assim o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.
Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os países emergentes, o BRIC, com suas grandes economias de exportação, o grande mercado interno, cada vez maior no mundo.

2 comentários: